Pope Francis

Monday 18 March 2013

Três Papas – Três Graças




Três Papas – Três Graças

            Como compreender o tempo que estamos vivendo e como o Espírito Santo está dirigindo a vida da Igreja fundada na Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Tudo tem sido uma surpresa para todos.
            Três grandes papas. Três experiências profundas do Espírito.
            Três dons para a Igreja. Três ensinamentos.
            João Paulo II foi um homem santo pela cruz de sua própria paixão; a enfermidade vivida com amor deu-nos exemplo de perseverança indicando-nos que a “esperança não decepciona” quem crê no Nome de Jesus.
            Bento XVI continua sendo não apenas um homem de fé, mas o homem da fé. Um guerreiro imbatível em favor da Verdade, seu Colaborador fiel. Sua renúncia ressaltou sua fidelidade não aos homens, mas à Cristo e ao seu Espírito para glória do Pai Eterno e seu louvor.
            Francisco que agora governa a Igreja vem pela senda da humildade e da caridade. Um homem simples: abraça, tropeça, erra, levanta, se dobra, ora e pede para orar, silencia, celebra... É um autêntico cristão no século, não obstante tenha pertencido à Ordem Jesuíta. Representa o ser humano do mundo de hoje e apresenta esta humanidade em Eucaristia na Liturgia do Altar e da Vida.
            Será que conseguimos ouvir o que o Espírito Santo está a nos dizer?
            Será que percebemos a grandeza do caminho que o Senhor esta a nos indicar com os pastores da Igreja Universal?
            Penso que continua vívida a máxima que ecoava da vida de João Paulo II: “a fé não está no corpo que se inclina [pela doença, pela renúncia, em prece], mas na alma do que crê!”.
            Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça!
            Quem tiver disposição, siga!
            Apenas não fique parado à espera “de outro Evangelho”, pois a fé cristã é “Caminho” e caminhar é preciso. É o movimento de Deus na história. É o movimento da humanidade em direção à terra prometida.
            Vamos juntos.


Padre Rodolfo Gasparini Morbiolo