Pope Francis

Sunday 16 March 2014

Possa eu crescer no apreço pela oração


«Durante os passeios que dava com o Papá,
ele gostava de me mandar
dar a esmola aos pobres que encontrávamos.
Um dia vimos um que se arrastava penosamente com muletas;
aproximei-me para lhe dar um soldo,
mas, não se considerando bastante pobre
para receber a esmola, olhou-me, sorrindo tristemente,
e recusou aceitar o que lhe oferecia.
Não consigo exprimir o que se passou no meu coração.
Quisera consolá-lo, aliviá-lo;
em vez disso, julgava tê-lo magoado.
Certamente o pobre doente adivinhou o meu pensamento,
pois vi-o voltar-se e sorrir-me.
O Papá acabava de me comprar um bolo;
tinha muita vontade de lho dar, mas não me atrevi.
Porém, queria dar-lhe qualquer coisa
que ele não me pudesse recusar,
pois sentia por ele uma simpatia muito grande.
Então lembrei-me de ter ouvido dizer que,
no dia da Primeira Comunhão se obtinha tudo quanto se pedisse;
este pensamento consolou-me e,
apesar de ter então apenas seis anos,
disse para comigo:
“Rezarei pelo meu pobre, no dia da minha Primeira Comunhão”.
Cumpri a promessa cinco anos mais tarde,
e espero que Deus tenha atendido a oração
que Ele me inspirou fazer-Lhe
por um dos seus membros sofredores...

Santa Teresa do Menino Jesus | 1873 - 1897
Manuscrito A, [15rº]

Senhor,
a oração opera maravilhas em nós e nos outros!
Nesta Quaresma possa eu crescer no apreço pela oração,
não deixando de rezar,
isto é,
de me dirigir a Ti, um único dia.
Ajuda-me, Senhor!


(http://orar.carmelitas.pt/)

No comments:

Post a Comment

Comments will be published only in exceptional circumstances