Pope Francis

Sunday, 7 June 2015

Heroísmo nas coisas pequenas

Quantos, que se deixariam cravar numa Cruz, perante o olhar atónito de milhares de espectadores, não sabem sofrer cristãmente as alfinetadas de cada dia! – Pensa então no que será mais heróico. (Caminho, 204).

Hoje, como ontem, espera-se heroísmo do cristão. Heroísmo nas pequenas escaramuças de cada dia. Luta continua, com Amor. Jesus entra em Jerusalém montado num pobre burrico mas o reino dos céus alcança-se com violência. Essa força não se manifesta na violência contra os outros; é fortaleza para combater as próprias debilidades e misérias, valentia para não as mascarar.

Viver é defrontar dificuldades, sentir no coração alegrias e pesares; e é assim que se adquire a fortaleza, a paciência, a magnanimidade e a serenidade.

É forte quem persevera no cumprimento do que entende dever fazer, segundo a sua consciência; quem não mede o valor de uma tarefa exclusivamente pelos benefícios que recebe, mas pelo serviço que presta aos outros. O homem forte às vezes sofre, mas resiste; talvez chore, mas traga as lágrimas. Quando as contrariedades aumentam, não se curva mas aumenta em perseverança na humildade. 

Baseado em textos de São Josemaría Escrivá publicados em http://opusdei.pt/pt-pt/

No comments:

Post a Comment

Comments will be published only in exceptional circumstances