Pope Francis

Saturday 22 March 2014

Procurar amar os meus irmãos, mesmo à custa dos meus pequeninos direitos

Despojar-se,
morrer para si mesmo,
deixar de se ver a si próprio,
parece-me que a isto se referia o Mestre
quando dizia:
“Se alguém quer vir após Mim,
que tome a sua cruz
e renuncie a si próprio.


Senhor,
esta linguagem tão verdadeira,
é contudo, quase incompreensível para a sociedade de hoje.
Mais ainda, intolerável!
Morrer?
Senhor, quem quer morrer?
Ou sequer pensar nisso?
Mas não é exactamente a isto que Te referes, bem sei.
Senhor, este “morrer” é muito mais
o procurar amar os meus irmãos,
mesmo à custa dos meus pequeninos direitos,
não me lembrar das minhas comodidades e caprichos,
para me desinstalar e fazer o bem.
Morrer, é tudo o que me custa fazer para sair de mim,
para dar gosto ao outro.
Este morrer não é mau, senão bom.
Não me enche de angustia, mas de alegria,
não me afasta dos meus,
mas aproxima-me sempre mais de Ti e de todos!
Nesta Quaresma, ensina-me a morrer como Tu e por Ti,
para viver mais, para viver de Ti!


(http://orar.carmelitas.pt/)

No comments:

Post a Comment

Comments will be published only in exceptional circumstances